sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Tutorial - Setups do F1 Challenge - F1CF

Setups do F1 Challenge - F1CF - F1 Challenge Forever
Muitas pessoas tem dificuldades neste jogo para ajustar seus carros e configurar os chamados "setups" dos carros.
Eu, Luiz, do blog f1cf.blogspot.com, pretendo neste tutorial dar uma idéia geral que ajude os jogadores de F1 Challenge Iniciantes e Intermediários a configurarem melhor seu carro.

Quero lembrar que contarei um bocado do que sei dos setups, mas não sei tudo nem tão pouco sou imune a falhas. Se você entende de setups e encontrar algo errado nos informe para arrumarmos e melhorarmos esse tutorial. Se você possui alguma informação adicional ou contrubuição útil a esse tutorial nos informe e estaremos acrescentando.





























BRAKES / Freios
Entrando no menu de "Configurações Avançadas". Aquele com a figurinha da chave de boca. Em seguida clicamos no menu dos pneus.
Dica: Tenha sempre ao menos duas configurações para o carro. Salve 1 setup para a Classificação "Qualify" e outro para a corrida "Race".
Disc Size: Aqui temos opções de Disc Size, que é a espessura do disco de freio.
Normalmente a somente duas opções.2.1cm e 2.8cm. Quanto mais fino mais leve, porém acaba antes o freio. Numa corrida usa-se normalmente o mais espesso. 2.8cm e num qualify usa-se o mais fino (2.1cm).
O indicador de desgaste do freio é o Brake Pad, pastilha de freio e o Disc Temp, temperatura do freio.
Simetrico: Ao deixar simétrico facilita a configuração básica das rodas no carro, mas setups avançados usam configurações independentes por roda, ou seja, não simétrico.
Disc Temp: É a temperatura do disco de freio. É sua dica pra ver se na sua ultima ida a pista o freio esquentou demais ou não e em cada roda como ele se comportou.
Parece que os freios trabalham bem acima de 650°C e abaixo de 1000°C.
Quando estão mais frios eles tendem a travar mais a roda e arrasta-la o que não é bom. Quando estão mais quentes gastam muito rápido e podem quebrar.

Pressão do Freio: É a pressão com o qual o sistema de freio hidráulico do carro vai empurrar a pastilha. Quanto maior a pressão melhor freia, mas pressão demais pode fazer a roda travar e o freio gastar antes do tempo. Quando a roda trava você perde aderência e perde tempo. Isso porque na física o coeficiente de atrito estático, roda girando com ponto estático de contato com o solo, é maior que o de atrito dinâmico, roda travada com ponto de contato se arrastando. Em corridas longas é recomendável usar 95% ou menos na pressão de freio. Num qualify 100% normalmente é bom. Se seu estilo de pilotagem travar muito a roda mesmo com ABS ligado experimente baixar para 95%.

Tamanho do Duto de freio: É o tamanho da entrada do ar que vai para o freio. Quanto maior o duto mais vai refrigerar o freio, contudo o carro tem mais arrasto e perde mais velocidade devido ao arrasto do vento.
Num qualify o duto de freio pode ser pequeno. 1 ou 2 normalmente. Porque são poucas voltas para um mínimo arrasto. Já para uma corrida longa o duto deve estar bem aberto para evitar o superaquecimento dos freios. Igual ou acima de 5 normalmente. Freios super aquecidos gastam mais rápido e se acabarem a roda fica sem freio e o piloto é obrigado a abandonar a corrida.
Regulagem dos Freios F:R : Regula quanto da pressão de freio vai para as rodas dianteiras e quanto vai para as rodas traseiras. Quando um carro que anda para frente freia a força de reação do solo (Força Normal) se desloca para a dianteira do carro. Desse modo as rodas dianteiras dos carros são as principais responsáveis pela frenagem. Ao freiar o carro essas rodas ficam "pesadas" e o atrito nos pneus dianteiros é grande. Em contrasenso as rodas traseiras ficam leves e influenciam menos na frenagem.
Embora as rodas traseiras possuam menor influencia na frenagem elas devem ser aproveitadas ao máximo numa frenagem de corrida. O objetivo é parar o carro em menor espaço de frenagem possível sem arrastar as rodas. Não existe um numero mágico para isso, mas se colocar a regulagem muito para trás (R) arrastará as rodas traseiras e o carro pode sair de traseira e virar ao contrário ao frear. Se colocar muito para frente estará disperdiçando o potencial de frenagem das rodas traseiras e precisará de mais espaço para freiar além de aumentar a chance de derrapar as rodas dianteiras.
Brake Pad: Pastilha de freio. Discos de tamanho 2.8cm, discos de corrida, possuem pastilha (pad) de 1.102cm enquanto que discos de 2.1cm possuem pastilhas (pad) de 0,827cm. Monitore a espessura restante da pastilha de freio pero parâmetri Brake Pad. Se chegar a zero em uma roda o freio acaba e também acaba sua participação na corrida.
2.8cm de Freio = 1.102cm Pad => Corrida
2.1cm de Freio = 0.827cm Pad => Qualify

Autor: Luiz
Pretendo postar isso aos poucos. Até a próxima!

3 comentários:

  1. Muito bom o tutorial!!!
    Mas qual é a temperatura ideal para os freios?
    No aguardo da continuação.

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  2. Parece que os freios trabalham bem acima de 650°C e abaixo de 1000°C.
    Quando estão mais frios eles tendem a travar mais a roda e arrasta-la o que não é bom. Quando estão mais quentes gastam muito rápido e podem quebrar.

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  3. Cauê Felici26/11/2010 22:29

    Certo, to afinzão de correr..

    Já corro em outros campeonatos e tals..

    Mas, como faço pra participar?

    Qual o msn?

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